Página Inicial arrow Evitando Acidentes arrow Bati o carro. O que devo fazer?
Quarta-feira - 23 de Julho de 2014

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase1.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Conecte-se ao Facebook!
Visite nosso canal no Youtube!

Nossos Parceiros

Crimes & Acidentes
QAP Segurança
Méthodo Gestão Educacional
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Full
Grupo Titanium
Leão Serviços
Condomínio em Foco
NR Service
Good Clean
Porto Service
Avitran
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
JSEG Vigilância
Life Condomínios
Comunicação Juridica
ATS Terceirização
Top Clean
Terras de Gênova
ASC Service
Grupo GP
Grupo Padrão
Pro Security
Wall Service
Protecães
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Lordello Consultoria
Grupo Vip
Seguridade
FL Terceirização

Quem está On-line

Nós temos 1 visitante online
Bati o carro. O que devo fazer? Email
Quem é que nunca se envolveu em um acidente de trânsito, seja como motorista ou até mesmo na qualidade de passageiro ou vítima? Por outro lado, as pessoas não sabem ao certo o que fazer apos um acidente e, desta forma, ficam perdidas e desnorteadas.

A maioria desconhece os passos básicos que terão que tomar no que diz respeito á elaboração da ocorrência. Portanto, os envolvidos vão pra lá e prá cá, perdendo um tempo precioso até descobrirem o procedimento correto; isso se descobrirem. As dúvidas são muitas em relação aos acidentes com ou sem vítimas.

Bati o carro. O que devo fazer?


Para tanto passaremos a esclarecê-las separadamente.

1) Acidente sem vítima: Se você envolveu-se em um acidente de trânsito com qualquer outro veículo e verificou que ninguém saiu ferido o primeiro passo é retirar os veículos da pista de rodagem. É importante desobstruir o trânsito sem ficar batendo boca com seu oponente de maneira infantil, atravancando o fluxo de carros. O nervosismo nessa hora de nada adiantará. Você deverá manter a cabeça fria, para realizar os procedimentos exigidos por lei. Nesses casos normalmente a polícia não irá ao local. Caberá as próprias partes dirigirem-se ao batalhão policial da área do acidente, com os veículos sinistrados, para lavrarem a ocorrência policial, normalmente para fins de reparação de danos. Se você tiver dúvida sobre o local do registro de ocorrência, ligue para o 190 e solicite orientação. E se os veículos envolvidos não tiverem condição de rodagem? Nesses casos as partes podem providenciar o serviço de guincho para levar os autos até o batalhão da polícia militar mais próximo para registrar a ocorrência ou ainda pedir apoio à PM, pelo telefone 19O. É importante que você consiga o nome e o endereço de transeuntes que presenciaram o acidente para poder arrolá-los como testemunha do fato.Qual a conseqüência na esfera criminal? Nenhuma, pois o acidente de trânsito sem vítima não caracteriza crime algum.

2) Acidente com Vítima: Nos acidentes de trânsito com vítima, ou seja, em que qualquer pessoa (motorista, passageiro ou transeunte) se ferir, mesmo que levemente, caberá o acionamento imediato da Polícia Militar pelo fone 190. Nesses casos, vislumbra-se a ocorrência do crime de lesão corporal em sua forma culposa (negligencia, imperícia e imprudência) e, então, uma guarnição da PM ficará responsável pela apresentação dos envolvidos na Delegacia de Polícia mais próxima. Por outro lado, os autos envolvidos não devem ser removidos do local do embate, que será preservado pela guarnição da P.M. á espera da realização da perícia técnica requisitada pelo Delegado de Polícia plantonista, responsável pela circunscrição. Somente nos casos de obstrução da pista de rodagem, havendo a possibilidade de provocar outros acidentes, em razão da posição dos autos danificados, é que os veículos envolvidos serão removidos para local seguro, onde posteriormente passarão pela perícia técnica. Se porventura, alguma vítima estiver presa às ferragens ou gravemente ferida, devemos ligar imediatamente para o Resgate pelo fone 193, em busca de auxílio.

O que devemos fazer se notarmos que o outro condutor está aparentemente embriagado ou drogado?
Acione imediatamente a polícia militar, expondo a guarnição que vai atender a ocorrência sobre suas suspeitas em relação á embriaguez ou dopagem do outro motorista. As partes serão conduzidas á Delegacia de Polícia mais próxima, para elaboração da ocorrência, em que o condutor que aparenta estar embriagado responderá pelo crime do art.306 do Código Nacional de trânsito que dispõe o seguinte: "Conduzir veículo automotor, na via publica, sob influencia de álcool ou substancia de efeito análogo, expondo a dano potencial à incolumidade de outrem. Pena: detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor".

Que providencia devemos tomar se o condutor do veículo que provocou o acidente de trânsito lograr fuga?
Avisar rapidamente pelo fone 190 o ocorrido a policia sobre as características do auto que deixou o local do acidente e a direção tomada pelo infrator. É importante saber que o Novo Código Nacional de trânsito estipula em seu art. 305, crime apenado com detenção de 6 meses a 1 ano ou multa, "quando se afastar o condutor do veículo do local do acidente para fugir a responsabilidade penal ou civil que lhe seja atribuída".

Dr. Jorge Lordello 

 

< Anterior   Próximo >
AdvertisementAdvertisementAdvertisement